Por Ellem McGirt
O fato de Barack Obama ter transformado a política em um jogo novo e diferente para toda uma geração já não é mais novidade. Mas os sinais que ele carrega de uma mudança sísmica no horizonte dos negócios são. E eles foram pouco analizados até agora.
A política, afinal, trata de Marketing. A promoção da marca Obama é um estudo de caso sobre pra onde o mercado norte - americano - e potencialmente o mundial - está se dirigindo." Ele tem as três coisas que se qer de uma marca: é novo, diferente e atraente" diz Keith Renhard, presidente emérito do conselho de administração da Agência DDB Worldwid, para quem "é bom assim". Obama tem sua maior força entre os jovens de 18 a 29 anos, aqueles que os anunciantes cobiçaram, a legião conhecida como Geração Y.Eles são negros, brancos, amarelos e mulatos. E também compartilham novas mídias, redes sociais on line e a rejeição por argumentos impositivos de vendas.
O novo presidente se construiu nas eleições dos Estados Unidos em cima de um nome engraçado e de uma história de vida incomum para tornar-se um reflexo daquilo que os Estados Unidos serão: Uma sociedade de pos-boomers( boomer é o termo usado para caracterizar a geração de trabalhadores que construiu pontes nos EUA). Ele foi além da identidade política tradicional. Qualquer negócio que antever o futuro deverá analisar as implicações de sua ascesão.
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