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Dica de sempre: Ler faz bem a alma e ao coração! BEJUX

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Importância da Logomarca

Desenvolver uma logomarca é semelhante a dar um nome a um filho. É o modo como um produto, uma empresa ou um serviço serão reconhecidos e identificados por todos durante anos ou décadas.
A logomarca é observada pelo consumidor com muito mais freqüência do que o próprio bem que ela representa. O desenvolvimento de uma logomarca merece e requer tanta atenção quanto a escolha do ponto comercial, do produto a ser fabricado ou comercializado, do público-alvo, das metas de lucros a serem atingida ou o planejamento de marketing e comunicação. E um investimento tão importante quanto qualquer outro dentro de um negócio. No entanto, é um investimento seguro, acessível e aplicável a qualquer empresa. Uma logomarca mal resolvida pode ser confundida com outras, pode não ser entendida, pode ser facilmente esquecida, transmitir uma idéia errada ou até mesmo negativa do que ela representa, além de exigir investimentos consideráveis para ser assimilada positivamente pelo público consumidor. Uma boa logomarca é aquela capaz de dizer ao consumidor que atrás dela tem gente inteligente, capacitada, comprometida e determinada a exceder suas expectativas. Com uma boa logomarca, já teremos meio caminho andado no sentido de comunicar algo corretamente.
No processo de criação é importante obter soluções originais. Uma logomarca também precisa ser simples sem ser pobre e apresentar equilíbrio, o que não significa tudo centralizado. Uma logomarca pode ser feita em 20 minutos ou 20 anos Para construir uma logomarca, não basta àpenas escrever um nome com um tipo de letra padrão do computador. Profissionais de design têm uma variedade enorme de fontes alternativas e bem adequadas para o desenvolvimento de boas logomarcas, além é claro, das que eles mesmos podem criar. A tipologia é um dos principais componentes de uma logomarca. Tanto que algumas sequer apresentam um símbolo, resumindo-se eficientemente em Letras.
De nada adianta um pictograma maravilhoso se o observador não puder associá-lo a uma palavra de fácil leitura e memorização. O nome que compõe uma logomarca é muito mais que uma identificação nominal ou visual, é uma referência, inclusive, ‘sonora’ e emocional. Daí a importância de saber escolher uma fonte suave para um sorvete de morango, uma corroída para um CD de hardcore ou uma alegre para um brinquedo.
Essas logomarcas, quando utilizadas por empresas que vieram a ser sucesso, passaram a ditar os padrões estéticos no design de marcas - como é o caso da Ferrari, cujo ‘F’ esticado ainda é, infelizmente, imitado por empresas em todo o mundo. Há, inclusive, casos em que a logomarca foi desenvolvida pelo fornecedor da embalagem: ‘Deixa que eu faço uma marca pra você e lhe entrego tudo impresso”. A logomarca, então, geralmente é desenvolvida de maneira errada, pobre ou pouco original, devido, inclusive, ao grande número de clientes que eles têm para atender.

Requisitos de uma boa logomarca
Alguns dos atributos que uma logomarca precisa ter para ser forte:
• ser original
• ter beleza
• ser moderna
• ter personalidade
• ser pertinente
• ter versatilidade
• ser adequada
• ser representativa
• transmitir inteligência
• permitir fácil memorização
• apresentar equilíbrio
• inspirar confiança
• ser vendedora

Uma logomarca pode ser pública, mas não necessariamente unânime. Ou seja, ela pode ser perfeitamente adequada e agradável a um determinado nicho de mercado e ser totalmente estranha a outro.

Portanto, para se criar uma logomarca é exigido do designer muita paciência,criatividade e tempo.

Então caprichem!
Bejuxx

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