Transitions

Transitions
Dica de sempre: Ler faz bem a alma e ao coração! BEJUX

sábado, 24 de abril de 2010

BRASILIDADES III

SUPERAUDIO

O Superaudio é uma banda de rock de Brasília composto por Bidu na guitarra, Êniozão na percussão, Henrique Rocha no baixo, Gomyde na bateria, Nilo Ericsen na voz e violão, Zé Castello no sax e guitarra. Nos shows ao vivo, tocam com a banda, Oscar Serviat no trompete, e Lucas Borges, no trombone.
Juntos desde 1999, decidiram fazer um trabalho autoral com o nome de Birinaite. O primeiro disco gravado em 2000 rendeu milhares de cópias independentes e o início de um trabalho profissional. Os shows mesclavam músicas próprias e covers.
Com este disco e este nome, a banda tocou em grandes festivais por vários lugares do País, destacando-se duas edições do Brasília Fest Rock*¹, a primeira edição do Brasília Music Festival*², o Festival Ilha em Movimento na praia de Camburí*³, em Vitória, Dois réveillons e carnavais em Arraial D'ajuda, Porto Seguro, na famosa barraca do Parracho*4– onde bandas do carnaval baiano perceberam que o público também queria ouvir um bom rock'n roll – Festival de Verão em Palmas*5, entre outras centenas de shows em cidades como Brasília, Goiânia e Belo Horizonte. Navegando pelo site você poderá encontrar histórias de alguns momentos memoráveis destes shows.
No início de 2005, a maturidade do novo trabalho que estava sendo produzido pela banda fez com que o nome também amadurecesse. Com uma nova identidade sonora, mais vigorosa e privilegiando ainda mais a mensagem contida nas letras - característica marcante do rock de Brasília - surgiu o Superaudio. A Birinaite, hoje essencialmente cover, toca em alguns pubs de Brasília e é a patrocinadora do trabalho independente do Superaudio. Essa foi a fórmula que a banda criou pra crescer e que até hoje tem rendido uma história de grandes realizações.
O primeiro disco com o novo nome foi lançado em outubro de 2005. Algumas gravações “demo” da pré-produção podem ser acessadas por você aqui no site. O álbum com 11 músicas entitulado “O Tempo que Precisar”, foi gravado em Brasília no Zen Studios com produção do guitarrista Kiko Péres (ex-Natiruts) e mixado no Rio de Janeiro no estúdio Toca do Bandido, do produtor brasiliense Tom Capone. Tom era conhecido por seu trabalho com bandas como O Rappa, Barão Vermelho e com a cantora Maria Rita. A masterização foi feita por Ricardo Garcia, também um dos mais renomados profissionais do meio.
Com o disco na mão, a banda iniciou seu trabalho de divulgação. Em maio de 2006, participou de uma seleção com mais de 175 bandas pra ganhar um prêmio de R$ 20mil oferecido pelo Giraffestival, festival que marcou os 25 anos da rede brasiliense de lanchonetes Giraffa's. Campeã, apresentou-se para mais de 100mil pessoas na Esplanada dos Ministérios. Foi um marco na história dos integrantes tocarem para um público tão grande em uma noite em que também se apresentaram na seqüência, Dado Villa Lobos, Paralamans do Sucesso, Plebe Rude e Capital Inicial; bandas que foram a essência do surgimento do rock nacional na década de 80. A banda 10Zero4 fez uma grande apresentação como outra finalista e também teve o privilégio de se juntar a estes gigantes nossa música.
Um mês depois, o Superaudio participou do festival Porão do Rock*6 - maior festival de música independente do país, depois de ter disputado uma vaga entre as mais de 500 bandas inscritas.
Desde então, já são mais de 260 apresentações do Superaudio, incluindo as que aconteceram pelo projeto “Recreio Cultural Transamérica”, uma parceria com a emissora de rádio em 2006 e 2007 pra levar música aos intervalos de escolas e faculdades de todo o Distrito Federal.
As músicas, “O Melhor que há” (faixa 1), “De onde vem? Pra onde vai?” (faixa 03), “Um dia após o outro” (faixa 5) e “O seu melhor de mim” (faixa 11) ficaram diversas semanas entre as mais executadas por algumas das rádios que representam o segmento na cidade. A faixa 5, uma balada de personalidade, foi por várias vezes a mais pedida nas programações, e a 11 fez parte de uma grande promoção feita pela banda, que premiou um ouvinte com uma guitarra Fender Stratocaster.
O Superaudio fez mais de 12.000 cópias deste disco e vem obtendo a cada dia reconhecimento e notoriedade do público e da crítica, destacados pelos milhares de acessos ao web site www.superaudio.com.br, onde todas as músicas da banda podem ser ouvidas, conhecidas, e baixadas em MP3.
Além disso, dois projetos saíram do papel em 2007, o deste novo web site e o “Superaudio Convida”.
Para o site, o ponta-pé inicial do novo portal foi a sessão de fotos com Alexandre Magno, fotógrafo renomado, em uma locação inusitada: o hangar abandonado da Transbrasil no Aeroporto de Brasília. As fotos geraram a identidade visual do site e podem ser vistas em todo seu lay-out além da área específica de fotos da banda. Jader Vieira, outra fera que comanda o programa de televisão “Pé na Estrada” – coincidentemente a música do disco da Birinaite mais executada nas rádios há época - acompanhou as fotografias e aproveitou pra gravar imagens que você também pode assistir aqui, em um mini videoclipe da música “Não Custa Nada” (faixa4).
Agora ao Superaudio tem mais interatividade com seu público e muito mais recursos pra oferecer.
O projeto “Superaudio convida” foi uma idéia que surgiu a reboque de outros projetos que bandas como “Móveis Coloniais de Acaju” e “Prótons” já haviam realizado, e que consiste no convite a outros artistas locais para um evento em conjunto, compartilhando o público e o respeito pelo trabalho autoral desenvolvido na Capital. A primeira edição aconteceu em setembro de 2007, com a banda Colina e com uma Jam Session de músicas da Plebe Rude com o próprio Phillipe Seabra. As imagens você pode conferir na seção de vídeos do site e nos links do YouTube disponíveis. Em 2008 o projeto terá freqüência mensal e a trará a cada quatro edições, além da banda de Brasília convidada, outros convidados de renome Nacional. Cadastre-se no nosso mailliing pra receber notícias e concorrer a convites gratuitos.
Além da grande quantidade de shows o Superaudio está preparando o segundo disco, agora com produção de Philippe Seabra, um grande nome que reflete e conhece bem a atmosfera do rock de Brasília. As gravações acontecerão em 2008 e serão feitas em seu estúdio, no Lago Norte, aqui em Brasília.
O Superaudio está há 9 anos sem descanso, tocando, produzindo, divulgando-se e agora auto patrocinando-se com a Birinaite, reverenciando o público com respeito e com agradecimento por todas as conquistas, trabalhando profissionalmente com todos os parceiros envolvidos em suas produções, e procurando incansavelmente por novos sons, novas idéias, novas cores.

A Banda SUPERAUDIO, participou na trilha sonora do Curta GAROTOS E GAROTAS - ENTENDA AS DIFERENÇAS produzinho por alunos de Publicidade e Propaganda daqui de Brasília com seu primeiro sucesso, O Melhor que há.
Gomides, baterista da banda recebeu a representante do grupo, euzinha, com muito carinho e atenção, não sabendo ele o quanto admiramos o trabalho da  Banda e o quanto suas músicas foram importantes em nossa trajetória universitária.
Mais uma vez obrigada a banda SUPERAUDIO formada em Brasília pela responsabilidade e exelência em seu trabalho que conquistou muita gente por aí.
Bejux
Estella Maris

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publisher

Minha foto
Brasília, Brazil
Publicitária