Transitions

Transitions
Dica de sempre: Ler faz bem a alma e ao coração! BEJUX

domingo, 16 de maio de 2010

PROJETO FOLGUEDOS E FOLIAS

APRESENTAÇÃO

O projeto QUADRILHA: FOLGUEDOS E FOLIAS, foi criado pela Cia. Lábios da Lua, em um momento de exercícios e aquecimento vocal realizado pelo coral. Os cantores resgataram em suas memórias as canções e brincadeiras da infância, promovendo uma verdadeira e incontrolável profusão de alegria com as lembranças vindas á tona. Neste momento percebeu-se a importância de resgatar no imaginário coletivo de gerações passadas e agora amadurecidas, as histórias a serem divididas com os filhos e as novas gerações. Assim surge o projeto que levará ao público, um repertório de canções e cantigas infantis oriundas dos folguedos e do folclore brasileiro, cantado pelo Coral Lábios da Lua.
As apresentações serão realizadas nas ruas da cidade de Planaltina, no horário noturno, a ser definido junto com a Diretoria de Cultura da Cidade, durante a primeira quinzena do mês de maio deste ano. Serão realizadas sete apresentações, do show: CANTIGAS e durante as apresentações o público presente será convidado a participar do espetáculo cantando junto com o coral, duas ou mais músicas do repertório.
Impressionante! É como podemos descrever a aceitação da comunidade em participar no momento em que o coral convida a todos para cantar juntos. Neste projeto vamos aproveitar os aspectos positivos das apresentações anteriores e realizá-lo em local aberto e com maior proximidade do público, identificadamente a família. A programação será composta de 07 (sete) de espetáculos de música para um público médio de 400 (quatrocentas) pessoas por apresentação, atendido gratuitamente. O diferencial será o resgate do repertório com sua apresentação próxima ao público e com as adequações necessárias ao ambiente. Estas apresentações serão realizadas nas ruas da cidade em horário noturno, levando arte com qualidade erudita e conteúdo popular aos presentes. A comunidade será convidada previamente a participar através de visitas presenciais, com todos os seus familiares e por meio de material impresso informativo do evento a ser da distribuído gratuitamente.
A dimensão e grandeza da oportunidade de circulação do espetáculo oferecida ao artista e a apreciação da arte pela comunidade, inédito nesse formato em nossa cidade, só serão mensuradas no futuro como produto efêmero e imaterial em nossa memória.


JUSTIFICATIVA

O desenvolvimento em muitos setores, como o comércio a organização da sociedade, a melhoria da malha viária, a preservação da cultura, hábitos e costumes, patrimônio histórico, na arquitetura e a oferta de serviços notadamente na área da saúde, educação e segurança, faz-se perceber que a cidade melhora e cresce dia após dia.
A população, no entanto, aponta em suas reuniões a carência de lazer e entretenimento gratuito, com possibilidade de participação de toda a família. Os artistas locais e artistas populares, por sua vez, com seus muitos anos de preparação, pesquisa e ensaios, apresentam em seu repertório de espetáculos, um criativo e rico material artístico, mas que permanece sem o contato com o público da cidade e ainda sem oportunidades de realizar temporadas devido á ausência de estruturas adequadas. O custo, a experiência e os valores agregados a produção de bens artísticos, fator inerente do agente cultural que buscou o conhecimento e formação acadêmica, sem abrir mão da experiência diária do fazer para mostrar ao público. Momento ímpar de toda criação seja na arte ou ciência. Estes são fatores necessários ao aprimoramento da arte e da cidadania, que merecem atenção do poder público e iniciativas arrojadas e inéditas da comunidade deste seguimento.
Assim para dar continuidade ao processo de melhorias da cidade, O Projeto: Quadrilhas: Folguedos e Folias, composto pelo espetáculo, CANTIGAS do Coral Lábios da Lua, se apresenta como uma alternativa de reunião destas oportunidades, para o artista e para a comunidade, que irá desfrutar de atividades que promovem a inclusão sócio-cultural, cumprindo em parceria e com o apoio do poder público o papel de incentivar a produção local na exposição dos bens artísticos, que envolvam toda a família, ofertando ao cidadão opções de lazer e diversão com a qualidade esperada de instituições comprometidas com o bem comum e construção da cidadania.
Cumprido este papel e realizado esta edição do projeto, acreditamos lançar bases mais sólidas para a construção de uma identidade cultural para o Distrito Federal e nossa população, referência em promoção da cidadania e a responsável sustentabilidade, associando o sonho de existir e participar. Realizá-lo na rua, próximo ao público, soma-se ao esforço de diminuir as distâncias não apenas geográficas para a participação da comunidade, mas também resgatar e alimentar os sonhos individuais e a imagem contida na imaterialidade e em tudo o que poderá ser colhido no futuro em benefício da nossa memória e valores.


OBJETIVO GERAL

Oferecer a comunidade, artistas e produtores de arte e serviços comunitários uma oportunidade de exposição de seus produtos, intercambio e circulação da música na cidade de Planaltina, criando uma oportunidade de participação, contato e apreciação de bens culturais, lazer, diversão e entretenimento para toda a família.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Proporcionar a comunidade de Planaltina, atividade de cultura e arte, de lazer e entretenimento para toda a família;
• Oferecer opções de apreciação da arte e da cultura e o intercâmbio entre os artistas de outras regiões, produtores e comunidade;
• Interferir com uma performance cênica e musical no mesmo espetáculo na rotina do morador, deixando temporariamente um legado de participação dos artistas com o efetivo apoio do poder público local para a comunidade;
• Valorizar artistas locais oferecendo os espaços para apresentação de seus espetáculos;
• Promover a circulação de espetáculos pela cidade com uma programação direcionada completamente ao cidadão, seus vizinhos e familiares;
• Apresentar à comunidade, espetáculos de grande valor artístico, normalmente excluídos das programações institucionais e dos espaços de veiculação da arte especialmente da mídia;
• Oferecer aos artistas e produtores culturais, espaço para realizar e divulgar seus projetos e espetáculos com reconhecimento valoravel;
• Realizar uma temporada que permita o exercício e aprimoramento do fazer e a repercussão durante o período de apresentações, multiplicando o público beneficiado.

Participar desse grande projeto é uma grande satisfação pessoal. Dividir alegria e nostalgia com diversas pessoas em diversos pontos é um ato compensador em minha vida e creio que do público espectador também. Estar junto com a comunidade em festa é um prazer inigualável e não tem preço.
Planaltina, obrigada pela recepção e o aconchego, voces são D+++.
Bejux
Estella Maris


FOLDER DIVULGAÇÃO








FICHA TÉCNICA

Coordenação de Projetos
DIVINO GOMES

Coordenação do Coral
ELISAMA GOMES

Pesquisa Folguedos e Cultura Popular
CLEISON LEITE

Coordenação de Produção
ELIS MARIA

Produção Executiva
SILVINHA DA SILVA
GENY MARQUES

Fotografia
KACAU MACHADO

Apoio Técnico
FELIPE GUEDES

Sonorização
MILDU’S
PRODUÇÕES E EVENTOS

Programação Visual
design
ESTELLA MARIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publisher

Minha foto
Brasília, Brazil
Publicitária