Transitions

Transitions
Dica de sempre: Ler faz bem a alma e ao coração! BEJUX

sábado, 16 de abril de 2011

III CONFERÊNCIA DE CULTURA DO DISTRITO FEDERAL - Setorial de Comunicação

O Governo do Distrito Federal pretende construir uma nova política cultural para a capital levando em consideração a democratização do acesso à cultura, a descentralização das ações culturais e a valorização da diversidade e pluralidade do meio artístico. Para isso, chama a população das 30 cidades do GDF para participar das Pré-conferências de Cultura regionais, setoriais e livres até o dia 17/04. 

“A Conferência de Cultura se consolida como um espaço para propor estratégias para o fortalecimento da cultura e construção de um marco legal para a gestão das políticas públicas culturais. A proposta visa estabelecer um novo padrão de relação com a sociedade, os movimentos culturais e artísticos, de maneira democrática, participativa e republicana”, afirma o secretário de Cultura, Hamilton Pereira. 

Disponível em http://www.sc.df.gov.br, acesso em 16 de abril de 2011.


No dia 13 de abril de 2011, aconteceu no Espaço Cultural Renato Russo na 508 sul - Asa Sul, Brasília DF, mais uma pré conferência de cultura, com a ultima reunião realizada pela programação do calendário, o  Setorial de Comunicação.  Nos eixos de discussão encontravam-se diversos estudiosos como jornalistas, radialistas, fotógrafos, blogueiros, ativistas culturais, gestores culturais,  redatores, câmeras, representantes da TV digital e web.
Todos os presentes discutiram as melhores propostas  para a comunicação, as mais condições de visibilidade e mais atenções voltadas aos comunicadores, que desejam transmitir uma cultura mais eficaz aos olhos da comunidade.
Percebemos algumas preocupações referentes ao nosso governo, as organização de idéias, as parcerias entre as secretarias e o núcleos de formação. Incluir a comunicação como  importante nas acelerações dos processos, na informação das práticas da cultura, é um fator de extrema urgência, pois necessitamos desde já unir as forças e praticar o fomento a cidadania, a economia solidária, ao alto conhecimento. Acreditamos que a partir dessa discussão e com as propostas bem elaboradas a comunicação está prestes a entrar num parâmetro de grande importância no Distrito Federal.
Enquanto tudo isso não acontece, o importante agora é "sairmos dos armários" arregaçar as mangas e trabalhar, usarmos toda nossa criatividade e fazer acontecer a melhor comunicação social já existente em todos os tempos.

Aqui estão algumas propostas elaboradas, baseadas em fatos que perduraram por muitos anos no nosso cenário cultural.
Agora, teremos a chance de fazer o melhor!


MARKETING CULTURAL
Por Estela Maris, em 13 de abril de 2011
Há algum tempo Brasília vem demonstrando sua capacidade em manifestações artísticas culturais e produções de eventos nos quais são realizadas com freqüência na capital. Mas no decorrer dessas apresentações vem sofrendo uma grande problemática, a falta do público. Os projetos realizados são grandiosos e de fina escrita, mas que geralmente sofrem com uma pequena deficiência em relação á divulgação, talvez pela inexperiência em como divulgar, talvez pela pouca verba disponibilizada ou pelo atraso da verba das instituições, que liberam a grana em cima da hora, impedindo com que produtores possam executar o planejamento de comunicação de seu projeto.
Observando esse fato, percebe-se a necessidade de um núcleo especializado em comunicação social que apóie e organize a área de divulgação real que os artistas do Distrito Federal necessitem.
CRIAÇÃO DE UM NÚCLEO ESPECIALIZADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL NAS RAS DE APOIO E ORGANIZAÇÃO NA ÁREA DE DIVULGAÇÃO E ASSESSORIA NOS PROJETOS, PARA ATENDER AS NECESSIDADES DOS ARTISTAS DO DISTRITO FEDERAL.
·         PROPOSTAS DE DIVULGAÇÃO E PROMOÇÃO CULTURAL PARA AS RAS:
1)      Promover ações de comunicação e veiculação de espetáculos e demais manifestações artísticas;
2)      Promover a antecipação da verba de Divulgação dos projetos para que haja tempo para o planejamento ser executado;
3)      Criação de site cultural para inscrições e divulgação, exposição e interação do movimento cultural entre as RAS;
4)      Promover criação de roteiro cultural;
5)      Criação de meios de comunicação e levantamento de artistas de Brasília através de reportagens, revistas, rádios comunitárias locais, jornais, documentários, etc. Tudo produzido pelas administrações;
6)      Interligação das mídias alternativas comerciais de TV, Rádio, Jornais assim como web, hot site e blogs voltados para a cultura.
7)      Criação de uma equipe de comunicação composta por dez integrantes especializados nas áreas de jornalismo, recursos humanos, publicidade e gestores culturais, residentes nas cidades de destino, no intuito de assessorar os artistas da cidade;
8)      Divulgar as leis voltadas para a cultura por meios de oficinas, seminários e fóruns;
9)      Promover oficinas de elaboração de projetos e produção cultural, assim como assessoria em organização de documentações, orçamento e pareceres;
10)   Promover a parceria com empresas para patrocínios complementares, para divulgação e manutenção do departamento de Marketing cultural e assessoria de comunicação nas RAS;
11)   Promover a elaboração de materiais gráficos para artistas que necessitem de apoio como, por exemplo, encartes para CDs e DVD, cartazes, folders e fotografia jornalística.
12)   Promover a contratação de voluntários estudantes universitários nas áreas de interesse, para compor no núcleo de comunicação. Em contrapartida as RAS promoveram a certificação dos mesmos para comprovação de horas complementares em sua instituição de ensino.

*Essas são minhas propostas baseadas em uma visão de um mundo cultural mais organizado e justo para todos.
Obrigada,
Estela Maris
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ELEIÇÃO PARA DELEGADO DE CULTURA - SETORIAL COMUNICAÇÃO

LARISSA SOUZA E ESTELA MARIS
SUPLENTES DOS DELEGADOS  DO SETORIAL  DE COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publisher

Minha foto
Brasília, Brazil
Publicitária