Transitions

Transitions
Dica de sempre: Ler faz bem a alma e ao coração! BEJUX

segunda-feira, 12 de julho de 2010

O Prof. Kennedy Gomes conclui o CMAD

O Professor Kennedy Gomes Alecrim acaba de concluir o Curso de Mestrado em Administração - CMAD. Sua pesquisa teve como tema: Mudança das intenções de comprometimento: Delineamento experimental argumentativo com controle do clima organizacional. Eu como aluna, acompanhei toda sua preocupação com a apresentação e aprovação de seu trabalho, e posso dizer com convicção que  de processo de comportamento organizacional ele sabe muito!



Um resumo do trabalho:

Embora diversos estudos confirmem a importância do clima organizacional no comprometimento de seus funcionários, observa-se, na literatura, uma constante divergência quanto aos preditores do comprometimento. Ao mesmo tempo, nota-se que os estudos, na área de clima organizacional, são correlacionais, com foco na percepção do empregado, quanto à organização e a seus processos. Desta forma, esta pesquisa investigou a viabilidade de estudos do clima organizacional por meio de delineamento experimental, na busca de uma maior efetividade no seu controle. Para tanto, esse estudo propôs um delineamento experimental intra e entre sujeitos, com cenários de reforço, baseados nos estudos sobre o Modelo na Perspectiva Comportamental (BPM), utilizando a Escala de Intenções Comportamentais de Comprometimento Organizacional (EICCO), aplicada a 280 universitários, com a descrição de cenários, criados com base em uma escala de clima organizacional, validada e selecionada por conveniência. Primeiramente, realizou-se uma análisedo tipo Manova, de medidas repetidas, objetivando-se analisar a relação preditiva entre clima aberto e fechado, sobre as intenções comportamentais de comprometimento organizacional, em diferentes grupos, que receberam reforços utilitários e informativos. Observou-se que a relação entre os níveis de reforços altos e o clima, indiferentemente de ser aberto ou fechado, afetou positivamente a intenção de comprometimento do empregado. Quando, porém, os reforços utilitários e informativos foram baixos, a relação permaneceu positiva somente em climas organizacionais abertos. Posteriormente, procedeu-se a uma análise de covariância múltipla, do tipo Mancova de medidas repetidas, para analisar a relação preditiva entre clima aberto e fechado, sobre as intenções comportamentais de comprometimento organizacional, em diferentes grupos, que receberam reforço utilitário e informativo, controlado o efeito do histórico de trabalho (gosto pelo atual trabalho e declaração da experiência com o trabalho). Os resultados indicaramque a relação do clima, sobre as intenções comportamentais de comprometimento permaneceram sem afetar estatisticamente os resultados obtidos anteriormente. Desta forma, a pesquisa demonstrou a possibilidade do uso de delineamento experimental com explicações teóricas vindas da ciência comportamental, na análise do clima organizacional, possibilitando-se novas ações, mais efetivas para o campo de gestão de pessoas, por meio da identificação de preditores, e seus efeitos sobre as intenções de comprometimento organizacional do empregado.

Fizeram parte da banca examinadora o Prof. Dr. Rafael Barreiros Porto, Centro Universitário Euro-Americano; Prof. Dr. Diogo Conque Seco Ferreira, Universidade Federal de Sergipe; Profa. Dra. Tatiane Paschoal, Centro Universitário Euro-Americano.
Fico muito Orgulhosa em ter essa grande pessoa como um dos meus adoráveis professores.
Parabéns Mestre Kennedy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publisher

Minha foto
Brasília, Brazil
Publicitária